Marcos Troyjo Palestrante DMT Palestras

Marcos Troyjo

Marcos Troyjo foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira criada em conjunto pelas cinco maiores economias emergentes (BRICS)

SOBRE O PALESTRANTE

Marcos Troyjo é um dos mais reconhecidos pensadores brasileiros quando os assuntos abordam relações internacionais e diplomacias empresariais.

Marcos é graduado em ciência política e economia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em sociologia das relações internacionais pela USP e diplomata. 

É integrante do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial, diretor do BRICLab da Universidade Columbia, pesquisador do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne), fundador do Centro de Diplomacia Empresarial e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Na Folha de S. Paulo, tem uma coluna de destaque onde aborda temas que envolvem a globalização, a inovação e vários aspectos políticos-internacionais.

Foi conferencista convidado nos principais centros de conhecimento do mundo, como a Universidade Harvard, Yale University, University of Washington, Columbia University, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Tsinghua University (China), IE-Instituto de Empresa (Espanha), New Economic School (Rússia) e mais de outros 20 países.

Ele também serviu como diplomata licenciado por 10 anos, foi Secretário de Imprensa da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e participou da Delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança da ONU no biênio 1998-99.

Troyjo foi eleito uma das “Outstanding Young Persons of the World – TOYP” pela Junior Chamber International, em 2004, foi o vencedor do “Leadership for Social Change Award-2001”, oferecido pela Brazil Foundation de Nova York  e do Prêmio “Prime Minister’s Latin American Fellow-2005”, concedido por Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Desglobalização X Reglobalização: As Novas Megatendências

Nessa conferência, Marcos Troyjo examina a trajetória da globalização ao longo dos últimos 25 anos e na projeção de cenários até 2030.

Analisa a “globalização profunda” viabilizada com o final da Guerra Fria e que se orientava pelos valores da economia de mercado e da democracia representativa, pela proeminência dos EUA, a ascensão da Ásia capitaneada pelo Japão e Tigres Asiáticos e a lógica da integração econômica e política regional, cujo exemplo maior era a União Européia.

O palestrante instiga, de forma objetiva e sem rodeios, uma reflexão que parte de dentro pra fora e que, de algum modo, desenvolve nossas capacidades humanas em prol de uma vida menos limitada, mesquinha e individualista.

Identifica, também, movimentos que hoje ganham força a partir da negociação de mega-acordos econômicos EUA e da China que devem levar o mundo a uma “Reglobalização”.

É nesse contexto que aponta também a emergência de uma “Nova Era do Talento” e a disputa global por profissionais que unam o mundo do saber ao mundo do fazer.

02

A Nova Era do Talento, Economia em Rede & Inovação

Nessa conferência, Marcos Troyjo examina como empresas e países realizam mudanças de paradigmas para se adaptar e liderar a sucessão estonteante de saberes e tecnologias. 

Nesse contexto, visita ideias como “Usinas” de inovação e “Hubs” de conhecimento. Futuro: internacionalização, capital humano e planejamento de longo prazo. Os exemplos internacionais de marcas como Montblanc, IBM, Amazon, Samsung e Bulgari.

03

Economia Cenário Nacional e Internacional

04

Literatura e Educação

05

Empresários / Executivos de Sucesso

06

Empreendedorismo e Gestão de Pessoas

07

Criatividade e Inovação