Mês do Orgulho: como as empresas podem acolher os profissionais LGBTQIA+

A relação entre a comunidade LGBTQIA+ e o mercado de trabalho tem avançado bastante, mas o caminho para um mundo corporativo totalmente inclusivo ainda é longo.
É o que mostram os dados da pesquisa realizada pela organização Mais Diversidade, divulgada pela CNN: 54% da população LGBTQIA+ não se sente segura para falar sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho.
Outro estudo realizado pela maior rede profissional do mundo, o LinkedIn, feita com profissionais LGBTQIA+, mostra que 35% dos participantes já sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho, seja esta velada ou direta. A pesquisa apontou que piadas e comentários homofóbicos são as formas de discriminação mais comuns.

Não há como negar a necessidade de se aprofundar nos desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho, e o mês de junho, quando é celebrado o orgulho LGBTQIA+, apresenta uma grande oportunidade para empresas abordarem estes desafios e fazerem a sua parte na luta pelos direitos dessa comunidade.

Diversidade LGBTQIA+ não é só pauta, é prática

A necessidade de se trabalhar pela diversidade LGBTQIA+ no ambiente corporativo está cada vez maior, mas será que a sua empresa está realizando ações concretas para isso?
A seguir, listamos 3 práticas que a sua organização pode implementar não só para apoiar profissionais LGBTQIA+, mas também para conscientizar todos os funcionários sobre a pauta e criar uma cultura mais diversa e acolhedora, se liga!
Uma das principais ações para celebrar e fomentar a diversidade LGBTQIA+ da sua empresa é a criação de grupos de afinidade: comunidades de pessoas com interesses e demandas em comum no trabalho, com foco em um único e mesmo propósito.
Este tipo de grupo é uma das maiores ferramentas práticas de gestão de diversidade uma empresa, pois contribuem para pluralidade de diálogos, além de gerarem um canal de comunicação, escuta, pertencimento e acolhimento entre os indivíduos LGBTQIA+ da organização.
Com essa abertura, são criadas mais oportunidades para soluções de problemas no trabalho, melhorias, inovações e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.
As campanhas de conscientização são o maior recurso para que os colaboradores se informem sobre a pauta LGBTQIA+ e o papel de cada um nessa luta.
Nesse sentido, a empresa pode oferecer workshops e palestras para reforçar o tema com os funcionários, principalmente aqueles que não fazem parte da comunidade e podem, por falta de conhecimento, reproduzir comportamentos nocivos e preconceituosos e criar um ambiente de trabalho tóxico para os colaboradores LGBTQIA+.
Enquanto é de extrema importância conscientizar todos os funcionários sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho, é evidente que não há necessidade de reforçar este tema com os colaboradores que já enfrentam estes obstáculos na pele.
Neste caso, é papel da empresa endereçar estes desafios e oferecer aos funcionários um ambiente seguro e acolhedor para se expressarem.
Trazer autoridades da comunidade LGBTQIA+ para falar sobre suas vivências no mercado de trabalho é uma ação certeira para facilitar este diálogo e proporcionar experiências acolhedoras e enriquecedoras aos colaboradores LGBTQIA+.

Confira nossa curadoria de palestras exclusivas para o Mês do Orgulho LGBTQIA+:

Conte com nosso time de experts

Os temas que abrangem a vivência LGBTQIA+ e o mundo corporativo são complexos, gerando muitas dúvidas e questionamentos.
Nosso portfólio de profissionais, contudo, reúne as maiores referências do país na área: autoridades LGBTQIA+ que sabem e vivem as nuances da luta de perto, capazes de traduzir esses conteúdos em linguagem acessível e instigar mudanças significantes dentro das organizações.

Nosso time conta com especialistas experientes no desenvolvimento de treinamentos, team buildings e workshops, que já transformaram empresas como Boticário, Inter e Bradesco.

Talvez você seja…

Uma palestra que convida o público a desconstruir o preconceito nas suas mais diversas formas. O palestrante mostra como perceber a homofobia e o que todos podemos fazer, no cotidiano, para sermos melhores colegas, chefes e amigos.

Marcelo Cosme é apresentador da Globonews e autor do livro “Talvez Você Seja: descontruindo a LGBTfobia que você nem sabe que tem”.

Sexo, gênero e sexualidade: a diversidade LGBTQIA+

Uma conversa sobre políticas efetivas para a construção de ambientes mais diversos em empresas privadas. A palestrante também compartilha sua expertise na qualificação de gestores e RH’s para práticas inclusivas.

Vitor Martins é Head de Diversidade e Inclusão da Swap, além de psicóloga, pesquisadora e consultora de empresas.

Cultura e diversidade

Uma conversa sobre o poder transformador das empresas que apostam na cultura da diversidade. A palestra discute ainda o papel dos líderes de negócios na construção de um mercado de trabalho inclusivo.

Patrícia Augusto é psicóloga, palestrante e influenciadora digital com mais de dez anos de experiência em educação corporativa.

LGBTQIA+: gênero e sexualidade

De salto alto e batom vermelho, a palestrante provoca, ao mesmo tempo que convida o público a refletir sobre questões de gênero, sexualidade, e visibilidade LGBTQIA+.

Rita Von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Formado em História da Arte, atua como educador desde os 14 anos.

O poder do acolhimento para construção de carreiras e resultados

Cada vez mais, profissionais LGBTQIA+ estão conquistando seu espaço no mundo corporativo. Entretanto, a sua empresa é acolhedora com esses colaboradores? A palestra é uma provocação para que você construa caminhos para melhorar o ambiente para os colaboradores LGBTQIA+.

Cláudio Azevêdo ajuda pessoas e empresas a implementar a inovação na prática com estratégias ágeis de crescimento acelerado por meio de muitos anos de experiência em empresas como Ambev, Dotz e Cabify.

Confira nossa curadoria de palestras exclusivas para o Mês do Orgulho LGBTQIA+:

Essa informação foi útil?
SimNão

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.